2014

Iniciando mais um ano letivo.

“Precisamos contribuir para criar a escola que é aventura, que marcha, que não tem medo de riscos, que recuse o imobilismo. A escola em que se pensa, em que se atua, em que se cria, em que se fala, em que se ama, se adivinha, a escola que apaixonadamente diz sim à vida”. Paulo Freire

Sala de Reforço

O Projeto tem por objetivos:
Proporcionar aos alunos que possuam dificuldades de aprendizagem, possibilidades de acompanhar a turma e chegar ao final do ano com maiores habilidades e capacidade de vencer obstáculos em sua aprendizagem, favorecendo o sucesso na escola e na vida.
·    Reduzir o índice de retenção no 3º Ano do Ciclo de Alfabetização e demais séries;
·    Desenvolver a auto-estima do educando, proporcionando-o um maior acompanhamento do professor;
·    Promover uma aprendizagem mais significativa e colaborativa;
·    Desenvolver nos discentes o gosto pelo aprender.
Sabemos que a alfabetização é a base para o desenvolvimento escolar do aluno, tendo impacto direto no aprendizado das demais disciplinas. A aprendizagem de todos os alunos é uma ação que deve consolidar e ampliar conhecimentos
A partir de diagnósticos realizados, em anexo, pode-se constatar que há um grande índice de retenção no 3º Ano do Ciclo de Alfabetização, portanto, sentimos a necessidade de promover uma proposta pedagógica que norteie os professores em tais dificuldades.
O presente Projeto vem de apoio ao professor na solução de tais problemas, visto que as famílias dessas crianças não dispõem de interesse nem condições estruturadas para ajudá-las nessa jornada.
Conclui-se então, que o único período destinado ao estudo é às quatro horas em que a criança fica na escola. Diante de tal realidade o professor assume sozinho, a tarefa de colocá-lo ao nível da turma, sem êxito, por não disponibilizar de tempo para um trabalho individualizado. A criança, por sua vez, sente-se desmotivado e incapaz.

A programação específica do Reforço será elaborada pela própria unidade escolar, sendo seu acompanhamento realizado pelo diretor da escola e coordenadores da Secretaria Municipal de Educação. Na etapa de elaboração deste trabalho deveremos realizar:
Levantamento dos alunos e diagnóstico das dificuldades a serem trabalhadas;
Encaminhamento que será dado a cada aluno individualmente;
Plano de Trabalho do(s) Professor (es) de acordo com os critérios citados abaixo;
Formas de registro: controle de freqüência, atividades, avaliação, intervenções do professor no processo de aprendizagem e avanços da aprendizagem do aluno. 
A partir do ano de 2010, criaremos a Sala de Reforço, com um professor que faça este trabalho atendendo aos alunos segundo os critérios a seguir.
Realizaremos as aulas de reforço no período de aula dos alunos, visto que a maioria reside em lugares distantes. Estes necessitariam de transporte escolar e haveria pouca frequência no contra-turno, pois muitos trabalham ajudando os pais ou ficam em casa olhando os irmãos menores.
O atendimento se fará inicialmente aos 62 alunos da escola, já identificados e avaliados em 2009 (do 1º ao 5º ano), divididos em dois turnos, que apresentam dificuldades na aprendizagem (selecionados no início do próximo ano letivo) através dos relatórios apresentados pelos professores e sinalizados nas reuniões pedagógicas e que ficarão distribuídos de acordo com os seguintes critérios:

1º Grupo: composto por alunos com dificuldades na aprendizagem inicial da alfabetização - (Nível Pré-silábico e Silábico) a partir do 1º Ano concluído;

2º Grupo: composto por alunos com dificuldades de interpretação e escrita e assimilação da gramática aplicada;

3º Grupo: composto por alunos com dificuldades na sistematização da Matemática e raciocínio lógico.

Neste ano de 2011, reduziu-se o número de alunos para 48, realizando o atendimento de três grupos, em cada turno, de 08 alunos. 

DURAÇÃO DO PROJETO

Início: Março de 2011
Término: Dezembro de 2011

HORÁRIOS DOS ATENDIMENTOS
De 2ª a 6ª FEIRAS
MATUTINO: 7h às 11h15min
VESPERTINO: 12h45min às 17h
Professoras:
Fernanda e Eliane